Treinamento Funcional

O Treinamento Funcional, tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através da ativação, percepção e fortalecimento do centro corporal, chamado nesse método por CORE.

A utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros ), são alguns dos objetivos do Treinamento Funcional, envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico e ou global em diferentes planos de movimentos.

Tais movimentos são executados de uma forma onde há uma sinergia músculo esquelética corporal, diferente de alguns treinamentos onde prevalece o isolamento muscular.

Essa visão abrangente permite que desta maneira, o Treinamento Funcional objetiva controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo(propriocepção) .

A postura, alinhamento, e valorização da consciência corporal está presente em todo tempo durante a pratica do Treinamento Funcional , força, equilíbrio estático e dinâmico, agilidade, potencia e outras capacidades físicas, aliadas a segurança e objetivos individuais , são componentes de um programa que propõe conectar mente e corpo dos praticantes de forma funcional e eficaz, para realizar atividades do cotidiano.

Ao respeitar a individualidade de cada um, o Treinamento Funcional permite que pessoas comuns, atletas e aquelas que possuem alguma limitação (seja ela qual for), idosos, crianças, todos podem desfrutar dos efeitos do Treinamento Funcional.

Se apropriando dos equipamentos convencionais, esportes e gestos motores naturais, utilizando-se de equipamentos alternativos, elástico, bolas, cordas, e até mesmos de estruturas físicas convencionais, somada a criatividade, segurança e princípios do treinamento, o Treinamento Funcional oferece uma gama sem fim de exercícios desafiadores, que vão aguçar corpo e mente com o propósito de deixar o praticante mais eficiente e com um condicionamento físico afinado em todos os sentido.